O Lar Espírita Francisca de Lima

O Centro de Educação Infantil Francisca de Lima situado à Rua 84-c, Travessa Bezerra de Menezes nº 103, Setor Sul, atende atualmente duzentas (200) crianças de toda Goiânia, na faixa etária de quatro meses a cinco anos e onze meses de idade. O período de atendimento é de 10 horas diárias, sendo desenvolvidas atividades lúdico-pedagógicas e sociais.

O Centro de Educação Infantil Francisca de Lima tem como missão “atender plenamente a criança em sua formação”. Trabalha na perspectiva de respeitar e valorizar as experiências de vida das crianças e de suas famílias, tendo em vista a sua concepção de ser integral.

A ideia do Lar Espírita Francisca de Lima surgiu em 1951, quando o senhor Carlos de Lima fundou o Centro Espírita Francisca de Lima, instalando-o a princípio, em sua própria casa, no dia 11/03/1951. Surge então uma Escola de Corte e Costura para pessoas necessitadas, prosseguindo-se a instalação de uma Biblioteca Pública, registrada no Ministério da Educação, e de uma escola mista noturna. Para auxiliá-lo, organizou o grupo “Legionários do Bem” formado por voluntários, a ele associados, na construção do projeto. Em 1952, cria o Lar Espírita Francisca de Lima e lança a pedra fundamental no espaço onde hoje, se acha edificado, cujo objetivo era o de abrigar órfãs em regime de internato.

A Instituição, sem fins lucrativos, que tinha como objetivo a formação moral, social, intelectual e cristã das internas, esteve sob a direção e administração da Srª Margarida Ana de Figueiredo até a década de 1980, quando teve sua atividade transformada em creche, denominada Creche Espírita Francisca de Lima.

O Lar passou por muitas reestruturações até chegar à atual situação, com Diretoria e Conselho Fiscal eleitos bienalmente conforme disposições estatutárias.

A princípio, a Creche atendia apenas às crianças na faixa etária de 3 (três) a 7 (sete)  anos de idade. No dia 11 de novembro de 1982 foi criada a Escola Infantil Meimei – ensino fundamental, objetivando atender prioritariamente as crianças da Creche. Neste mesmo período, devido à existência de salas ociosas, bem como de dificuldades financeiras e falta de pessoal habilitado, surgiu a ideia de se fazer um Convênio com a Secretaria de Educação do Estado de Goiás.

Em 1984, incorporou-se à estrutura do Lar, o Berçário Joanna de Ângelis, que antes era vinculado ao Posto de Auxílio Espírita. Atualmente, o Berçário Joanna de Ângelis está anexado à Creche Espírita Francisca de Lima, que passa a ser denominado Centro de Educação Infantil Francisca de Lima, atendendo crianças de quatro meses a cinco anos e 11 meses de idade.

Dentro desta perspectiva histórica e, conscientes do imprescindível papel da escola na vida da criança e de sua família, a proposta do Centro de Educação Infantil Francisca de Lima, é avançar com relação a ação pedagógica, definindo diretrizes que tenham como eixos uma pedagogia transformadora.                          

PROJETOS SOCIAIS:

Música/Massagem Shantala /Educação Física/Horta/ Artes manuais “Estrelinhas de Luz”

 

Música

Promover a alegria e o bem estar das crianças, com um trabalho musical de boa qualidade estética e pedagógica, favorecendo e potencializando o seu desenvolvimento em aspecto ampliado: físico, motor, afetivo, social e cognitivo.
 

 

Shantala

Auxiliar no processo de desenvolvimento da criança, proporcionando o bem estar, tranquilidade e um ambiente favorável ao seu crescimento físico, cognitivo e emocional, aliada a prática pedagógica que atende a criança de forma plena, holística.
 

Educação Física

Estimular a cooperação, o conhecimento de si e respeito às limitações próprias e do outro; proporcionar oportunidades de percepção corporal, socialização, ludicidade, equilíbrio corporal, coordenação motora.
Horta Proporcionar experiências de contato com a natureza e seus componentes – solo, sol, água, ar, plantas e animais, como também alguns de seus processos – germinação, florescimento, frutificação, maturação.

Estimular o conhecimento de alimentos saudáveis e a percepção da importância da boa alimentação.

 

 

 

 

 

 

 

 

Estrelinhas de Luz

– Proporcionar às crianças situações que ajudem na formação dos hábitos e de regras sociais fundamentais para convivência na sociedade, tais como respeitar os outros, saber ouvir e aceitar as diferenças.

– Desenvolver imagem positiva de si mesma, a fim de que atue de forma cada vez mais independente;

– Desenvolver o autoconhecimento e a reforma moral, como habito salutar, tornando sua vida melhor e  mais feliz, harmonizando suas relações com Deus, com o próximo e consigo mesmo.

– Reconhecer Deus como Pai Criador, identificando a perfeição de sua  Obra

– Oportunizar momentos em que as crianças participaram do cultivo e do cuidado com a horta,

despertando  o interesse   e conhecimento do processo de germinação.

 

 

EVENTOS ESPECIAIS EM 2018

Data Ação Justificativa
Janeiro 17/01

18/01 19/01

Planejamento com a equipe pedagógica. Estudo em torno da Educação Infantil, planejamento inicial, divisão de turmas, organização das salas e dos espaços que receberão as crianças.
 

22/01

Início das atividades com as crianças. Vivências de boas vindas com enfoque especial no momento de adaptação.
 

 

Fevereiro

 

20/02

22/02

 

Reunião de Pais.

1ª reunião de pais do ano, com a finalidade de apresentar a proposta pedagógica da Instituição, bem  como estabelecer diálogo sobre a rotina de atividades das crianças.
 

 

Maio

 

05/05

 

Mostra Cultural.

Exposição artística (desenhos, pinturas, modelagens, dobraduras, música, dança, poemas etc.) relacionada aos projetos de trabalho desenvolvidos pelas turmas.
 

 

 

 

 

 

Junho

 

 

15/06

 

 

Atendimento Pedagógico aos pais.

Atendimento com horário agendado, onde os professores irão entregar as atividades do 1º semestre e dialogar sobre o desenvolvimento da criança em seus diversos aspectos (cognitivo, emocional, social, motor, afetivo e linguagens).
 

22/06

 

Festa Junina.

Fechamento do trabalho com a cultura goiana (comidas típicas, músicas, danças, vestimentas etc.) com apresentações de quadrilha, pescaria e barraquinhas.
Julho 1º a 31/07 Férias escolares.
 

 

 

 

Agosto

1º/08 Planejamento com a equipe pedagógica. Estudo e planejamento sobre as perspectivas dos projetos de trabalho para o 2º semestre.
 

02/08

Retorno das atividades com as crianças. Recepção coletiva no pátio, com participação de personagens das histórias infantis.
 

30/08

 

Encontro da Família.

Momento de confraternização, com vivências, jogos, brincadeiras, num momento de diversão e reflexão sobre a importância do vínculo familiar.
Setembro 22/09

 

Passeata Pela Paz.

 

Vivência no Parque Areião, com sensibilização em torno da Paz. Participação crianças com as famílias.
Outubro 08 a 11/10 Semana da Criança. Atividades lúdicas, jogos, brincadeiras, gincanas, durante toda a semana com cardápio especial.
15/10

 

Dia dos Professores.

 

Homenagem especial aos professores do CEI Francisca de Lima
 

 

 

 

 

Dezembro

 

 

07/12

 

 

 

Atendimento Pedagógico aos pais.

Atendimento com horário agendado, onde os professores irão entregar as atividades do 2º semestre e dialogar sobre o desenvolvimento da criança em seus diversos aspectos (cognitivo, emocional, social, motor, afetivo e linguagens).
11/12 13/12

 

 

Cantata de Natal.

 

Apresentações artísticas (música, teatro e dança) com o objetivo de levar o sentimento do verdadeiro Natal, o nascimento de Jesus.
18/12 Encerramento do Ano Letivo. Lanche coletivo e dinâmicas de despedidas dos colegas.