Missão

Atender plenamente a criança em sua formação

Visão

Tornar-se uma instituição educacional de referência, pautada nos valores da moral cristã espírita

Valores

Respeito aos princípios cristãos espírita






Nossa História


O Centro de Educação Infantil Francisca de Lima atende a duzentas crianças de toda Goiânia, na faixa etária de quatro meses a cinco anos e onze meses de idade. O atendimento é de 10 horas diárias com atividades lúdico-pedagógicas e sociais.


O Lar Espírita Francisca de Lima começou a surgir em 1951, quando o senhor Carlos de Lima fundou o Centro Espírita Francisca de Lima, instalando-o a princípio, em sua própria casa, no dia 11/03/1951. Surge então uma Escola de Corte e Costura para pessoas necessitadas, prosseguindo-se a instalação de uma Biblioteca Pública, registrada no Ministério da Educação, e de uma escola mista noturna.


Para auxiliá-lo, Carlos Lima organizou o grupo “Legionários do Bem” formado por voluntários, a ele associados, na construção do projeto. Em 1952, cria o Lar Espírita Francisca de Lima e lança a pedra fundamental no espaço onde hoje, se acha edificado, cujo objetivo era o de abrigar órfãs em regime de internato.


A Instituição, sem fins lucrativos, que tinha como objetivo a formação moral, social, intelectual e cristã das internas, esteve sob a direção e administração da Srª Margarida Ana de Figueiredo até a década de 1980, quando teve sua atividade transformada em creche, denominada Creche Espírita Francisca de Lima.


O Lar passou por muitas reestruturações até chegar ao formato atual, com Diretoria e Conselho Fiscal eleitos bienalmente conforme disposições estatutárias.


A princípio, a Creche atendia apenas às crianças na faixa etária de três a sete anos de idade. No dia 11 de novembro de 1982 foi criada a Escola Infantil Meimei – ensino fundamental, objetivando atender prioritariamente as crianças da Creche. Neste mesmo período, devido à existência de salas ociosas, bem como de dificuldades financeiras e falta de pessoal habilitado, surgiu a ideia de se fazer um Convênio com a Secretaria de Educação do Estado de Goiás.


Em 1984, incorporou-se à estrutura do Lar, o Berçário Joanna de Ângelis, que antes era vinculado ao Posto de Auxílio Espírita. Atualmente, o Berçário Joanna de Ângelis está anexado à Creche Espírita Francisca de Lima, que passou a ser denominado Centro de Educação Infantil Francisca de Lima, atendendo crianças de quatro meses a cinco anos e onze meses de idade.


Dentro desta perspectiva histórica e, conscientes do imprescindível papel da escola na vida da criança e de sua família, a proposta do Centro de Educação Infantil Francisca de Lima, é avançar com relação a ação pedagógica, definindo diretrizes que tenham como eixos uma pedagogia transformadora.